CURTA-NOS!

Curta a página do Diário Mitológico no Facebook!

22 de jul. de 2012

Shiva, o Transformador... Ou Destruidor!

Bem, como eu disse ontem, voltei com o blog a todo vapor!
Vou tentar seguir a ordem dos dias que eu pus no começo do blog. Ah, caso eu fiquei um ou dois dias sem postar, por favor, não se estressem!

Shiva, é um dos três deuses da Trimurti (um tipo de trindade hinduísta), ele é considerado o Destruidor, ou as vezes visto como o Transformador. Mas não é destruidor de: "Ah, eu sou um deus do mal e vou destruir o universo", não, ele destrói algo para reconstruí-lo, por isso chamado de Transformador!
Ele é considerado também o deus da meditação ou como é mais conhecido por todos, Yoga.
Como eu disse num outro post (aquele onde falo das armas de deuses), Shiva possui também um tridente, mas não disse o nome, que é Trishula, e o acompanha em suas imagens, desenhos e fotos. As três pontas dele, representam: inércia, movimento e o equilíbrio. Inércia... Isso me lembra física, odeio física!
Enfim, continuando com os símbolos de Shiva... Pode-se ver em algumas imagens, um pouco de água saindo do topo de sua cabeça! Aquele é o Rio Gangues que nasce de seus pés e jorra pela cabeça. Diz a lenda que ele era muito violento e poderia destruir a Terra, por isso, passando pela cabeça de Shiva, fez ele ficar mais calmo.
Este deus é também associado ao fogo, pois o elemento é associado com a transformação, cá entre nós, na que passa pelo fogo continua a mesma coisa. Caso duvide, passe pelo fogo! :-) Num certo aspecto, Shiva aparece como o rei dos dançarinos, chamado Nataraja, dentro de um círculo de fogo, ele cria, conserva e destrói com o fogo.
Ele possui um símbolo, que é um touro branco, que é seu servo fiel e sua montaria, seu nome é Nandi.
E por aí vai, espero que tenham gostado da volta do blog!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

> Não xingue ninguém!
> Faça comentários construtivos!
Do resto... Tá liberado (por enquanto)